Tem problemas com a lactose? O iogurte pode ser uma boa solução

A receita é muito agradável no verão, quando as temperaturas sobem

Muitas vezes, as pessoas que têm dificuldades para digerir a lactose (o açúcar do leite) decidem eliminar todos os tipos de laticínios da dieta. Entretanto, os especialistas também recomendam o consumo de iogurte nestes casos. Além de conter cerca de 30% menos lactose do que o leite, o alimento é elaborado por meio de um processo de fermentação, no qual uma série de bactérias quebram e reduzem a molécula da substância. Em seguida, os fermentos vivos chegam ao intestino e facilitam a digestão da lactose restante.

O iogurte é um alimento rico em cálcio, vitaminas A, B2, B3, B12 e proteínas, além de conter quantidades pequenas de outros minerais – como zinco, fósforo e magnésio. Seu consumo habitual contribui para a ingestão da quantidade de cálcio diária recomendada para manter a densidade óssea.

Embora seja possível, pode ser difícil ingerir a quantidade necessária de cálcio caso haja eliminação de todos os laticínios da dieta. O iogurte natural integral contém 142 mg da substância a cada 100 gramas. Portanto, consumir várias porções do alimento distribuídas ao longo do dia pode ser uma alternativa para que as pessoas que tenham dificuldades em digerir a lactose consigam ingerir as quantidades diárias recomendadas de cálcio. Em adultos, estes valores oscilam entre 1.000 e 1.500 mg por dia. Crianças e adolescentes requerem entre 400 e 1.300 mg de cálcio diariamente.

Recomenda-se o consumo de 2 ou 3 porções de laticínios por dia, uma quantidade que deve ser aumentada nas fases da vida onde há necessidades especiais – na gravidez, no período de lactância, na menopausa ou na terceira idade. No caso de pessoas com dificuldades para digerir a lactose, um conselho é consumir esta quantidade por meio do iogurte, que contém apenas quatro gramas de lactose contra 12 gramas presentes no leite.

O iogurte é um alimento que pode ser consumido a qualquer hora do dia. É possível adicioná-lo aos cereais no café da manhã em substituição ao leite, incorporá-lo em sobremesas à base de frutas vermelhas ou à salada de frutas, utilizá-lo como um ingrediente dos molhos para acompanhar massas ou saladas, aproveitá-lo no preparo de tortas e biscoitos caseiros ou até misturá-lo em um shake de frutas na hora do lanche.

Outra alternativa ideal para crianças e pessoas mais gulosas é consumir o alimento gelado. A receita é muito agradável no verão, quando as temperaturas sobem. O iogurte também pode se transformar na melhor sobremesa do fim de semana, fazer parte do cardápio de festas ou ser consumido em qualquer época do ano.

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