Disciplina e regularidade são os segredos para uma boa aparência

Há anos, especialistas em nutrição advertem que as dietas milagrosas não funcionam e, ainda pior, são um importante fator de risco para o desenvolvimento da obesidade. Por este motivo, as pessoas que sofrem de sobrepeso ou obesidade devem procurar um especialista em nutrição humana. Este é o profissional mais indicado para definir os passos adequados no estabelecimento de um estilo alimentar saudável, o qual levará à perda de peso.

O processo de emagrecimento deve ser gradual para não haver recaídas ou retrocessos a longo prazo. Isto significa que é melhor emagrecer pouco a pouco e de maneira constante do que drasticamente. Assim, será possível manter o peso conquistado por mais tempo.

Uma pesquisa observou quase 200 pessoas que, durante um ano, participaram de um programa de emagrecimento personalizado. Nesse período, os participantes foram assessorados por nutricionistas, com a finalidade de criarem hábitos saudáveis, ou seja, seguir uma alimentação balanceada e praticar exercícios. Desde o início, cada participante tinha seu peso registrado e analisado semanalmente. Outros aspectos que poderiam ser interessantes para o estudo também foram observados, como a conduta pessoal ou as práticas relacionadas à alimentação (consumo compulsivo, sensação de saciedade, controle do apetite…). Além disso, os participantes compareceram a reuniões para avaliação dos resultados após seis meses, um ano e dois anos, de modo a terem um acompanhamento mais detalhado.

Os responsáveis pela pesquisa descobriram que quando a variabilidade de peso ao longo de, pelo menos, três semanas foi menor, ou seja, quando a perda de peso foi constante a cada semana, melhores foram os resultados gerais ao final do programa. Por outro lado, participantes que registraram mudanças abruptas de peso nas primeiras semanas emagreceram menos no fim do processo. Isto sugere que as alterações iniciais no peso podem predizer se o paciente obterá sucesso ao final de um programa de emagrecimento ou se, ao contrário, será necessário analisar os pontos onde houve falhas para realizar ajustes que permitam que a pessoa alcance seu objetivo.

Detalhes como planejar o cardápio e as refeições caseiras com antecedência, cozinhar alguns pratos no fim de semana para as refeições da semana seguinte e reduzir a frequência de jantares em restaurantes podem ajudar aqueles que estão em processo de emagrecimento a criar hábitos saudáveis. Atitudes tão simples como estas diminuem as possibilidades de decisões impulsivas no que diz respeito à alimentação.

Atitudes tão simples como estas diminuem as possibilidades de decisões impulsivas no que diz respeito à alimentação.

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